Caro Dermatologista,
Em um esforço contínuo para promover a ética médica e a qualidade na profissão, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recentemente revisou suas diretrizes de publicidade médica. As mudanças são significativas e afetarão diretamente a forma como os médicos podem promover seus serviços. Queremos mantê-lo informado sobre essas novas regras e como elas impactam a divulgação médica.
Agora, você está pronto para descobrir as mudanças que estão por vir e como elas podem afetar positivamente a sua prática médica?
Aqui estão as principais alterações que você precisa conhecer:
Redes Sociais e Publicidade Clínica:
- Agora, os médicos podem divulgar seu trabalho nas redes sociais, fazer publicidade dos equipamentos disponibilizados em sua clínica e, em caráter educativo, usar imagens de seus pacientes.
Uso de Imagens Educativas:
- As imagens devem ter relação com a especialidade do médico e a foto deve vir acompanhada de texto educativo que contenha indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado. A imagem não poderá ser manipulada digitalmente e deve preservar a identidade do paciente.
- Reposts dos pacientes e depoimentos sobre a atuação do médico estão autorizados desde que sejam sóbrios, sem adjetivos que indicam superioridade ou induzam a promessa de resultado.
- Quando utilizadas imagens de banco de dados as regras de direitos autorais devem ser mantidas e logo a origem destas deve ser creditada.
Divulgação de Antes e Depois:
- As postagens "antes e depois" deverão ser apresentadas juntamente com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes.
Anúncio de Equipamentos e Tecnologias:
- A promoção de aparelhos médicos e tecnologias é permitida, desde que tenham a aprovação da Anvisa e autorização do CFM.
- Divulgação de Valores e Promoções: Os médicos agora podem informar os valores das consultas, procedimentos e formas de pagamento, bem como oferecer descontos e campanhas promocionais.
Restrições à Publicidade Sensacionalista:
- A nova resolução proíbe conteúdo sensacionalista, concorrência desleal e informações enganosas.
Essas mudanças representam um avanço significativo para os profissionais da área médica. Elas permitem que você divulgue seu trabalho de maneira clara, ética e informativa, estabelecendo uma base sólida de confiança com seus pacientes. A nova resolução entrará em vigor 180 dias após a sua publicação, e é crucial estar preparado para aproveitar essas oportunidades.
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e que suas dúvidas sobre essa nova resolução tenham sido esclarecidas, estamos sempre ligados nas atualizações para trazermos até vocês as melhores dicas.